O futuro é agora!

Entender o futuro começa discutindo o que acontece agora!
É dessa forma que podemos entender como nossa história é construída, como os fatos se interligam e como o pensamento coletivo é representado.


Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Encontro Nacional de Comunicação da Fitert debate comunicação e disputa de hegemonia

Escrito por: Sinterp
Secretários e assessores de comunicação dos sindicatos filiados à FITERT - Federação dos Radialistas, reunidos em Belo Horizonte - MG, discutiram na manhã desta sexta-feira (12) o tema Mídia como Poder e Comunicação como instrumento estratégico na disputa de hegemonia.
Altamiro Borges, presidente nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de itararé, destacou que o movimento sindical está percebendo a importância da comunicação enquanto ferramenta estratégica na disputa de ideias para a consolidação da democracia no Brasil.
Leonardo Wexell Severo, assessor da secretaria nacional de comunicação da CUT, chamou a atenção para o fato de que "as frentes de guerra estão nos meios de comunicação social e nas formas de controle da opinião pública pela mídia. É uma arma estratégica, daí a relevância da comunicação sindical ser um investimento fundamental na batalha de ideias", concluiu.
Na parte da tarde, Alex Capuano, coordenador do sistema de Informação do Observatório Social da CUT e Colibri Vitta, radialista da Rede Brasil Atual, participaram da oficina Redes Sociais e Novas Tecnologias. Alex deu inúmeros exemplos de como ferramentas como o twitter, orkut e o facebook podem contribuir na organização, na comunicação, na formação e na mobilização sindical. Colibri falou sobre os anos dedicados à conformação de uma rede contra-hegemônica e das oportunidades abertas pela convergência digital, bem como da necessidade de maior investimento e apropriação das rádios e tevês comunitárias.
O encontro seguiu até sábado com a participação de Ana Paola Amorim, professora de jornalismo da FUMEC, que comandou o debate sobre redes sociais: envolvendo o movimento social para a transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário